giovel@uol.com.br

ampliar

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lança no próximo dia 20, o Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), um sistema de gerenciamento e controle de veículos e que tem a finalidade de criar uma base nacional que contemple comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações comerciais viabilizando a escrituração eletrônica dos livros de registro de movimento de entrada e saída de veículos, de acordo com o artigo 330 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

A implantação do novo sistema foi autorizada pela Portaria N” Nº 88, de 27 de novembro do ano passado, publicada no Diário Oficial do Estado e que regula e dispõe sobre o cadastramento de estabelecimentos para utilização dele. O cadastramento online está disponível para as empresas pelo portal de serviços, Meu Detran www.meudetran.ms.gov.br.

Desta forma, os clientes terão mais segurança ao adquirir veículos de empresas credenciadas além da desburocratização dos serviços, uma vez que antes da implantação do Renave, a maioria das empresas recebia os veículos em consignação para a venda, sem assumir formalmente a responsabilidade sobre o bem, que agora já entra na loja com a alegação de venda feita em nome da credenciada, o que traz segurança jurídica ao vendedor.

“Com a implementação do sistema Renave temos traçada toda a cadeia dominial dos veículos. O Renave dá mais celeridade também às transferências e segurança no ato, haja vista que as vistorias serão feitas no local, não havendo necessidade de deslocamento”, explicou a diretora de Veículos do Detran-MS, Loretta Figueiredo.

O diretor-presidente, Rudel Trindade, lembra que, mais uma vez, o Detran de Mato Grosso do Sul é destaque nacional pela rapidez na implantação de serviços, que trazem agilidade e segurança ao cliente. “Nossa meta é atender de forma cada vez mais eficiente e a plantação do Renave nos traz uma segurança muito grande para esse setor. É um salto na modernização do nosso Departamento”, finalizou Trindade.