giovel@uol.com.br

ampliar
Você não leu errado no título. A Fiat acaba de lançar uma versão Opening Edition para a Strada 2021 com preço acima dos R$ 90 mil. Trata-se de uma série limitada e numerada em 250 unidades na cor Branco Alaska. E aí, quem encara?
 
Baseada na versão topo de linha Volcano, que destaca os faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light), o design da Nova Strada recebeu skidplate grafite na dianteira e barras de teto na mesma cor. Na lateral, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, estribos laterais, retrovisores em preto brilhante, badges, adesivos e soleiras em vinil alusivos à série limitada também ganham destaque. A traseira é completada por um engate de reboque e a caçamba possui um exclusivo e útil divisor de carga, com o adesivo Opening Edition ilustrando a tampa.
 
Clique aqui e confira a ficha técnica completa da picape.
 
“A Nova Strada Opening Edition foi feita para colecionadores, pensada e desenvolvida nos mínimos detalhes para marcar esse momento histórico. Depois de emplacarmos 6.564 unidades em julho, chegamos a 8.689 modelos comercializados em agosto, colocando a picape como o segundo veículo mais vendido do Brasil. Com a série limitada, oferecemos uma configuração para clientes que desejam ter um veículo ainda mais especial”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. E aí, quem encara uma unidade dessas para encostar na garagem?
 
Internamente, a série limitada apresenta diversos elementos na cabine dupla que a diferenciam na gama. O revestimento do volante em couro tem costura de cor prata, que é o mesmo tom da mostrina, das pedaleiras e da costura da coifa do câmbio. A Nova Strada Opening Edition conta ainda com um badge que indica a numeração do modelo – que vai de 1 a 250 – e tapete de carpete com borda em vinil e pesponto prata.
 
O consumidor que adquirir uma unidade da série limitada também terá uma atenção ainda mais dedicada da Fiat. Ele receberá um Welcome Kit contendo uma caixa exclusiva numerada com boné da Nova Strada, squeeze, carteira, duas xícaras, chaveiro e carta nominal, e poderá receber o veículo em casa, se for de sua vontade.
 
Robusta e equipada
 
A frente elevada da Nova Strada Opening Edition tem uma grade imponente que abriga o Logo Script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat Flag, que compõe a nova identidade visual da fabricante ítalo-brasileira.
 
Seu desenho prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas, marcadas pelos elementos exclusivos da série limitada.
 
Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à picape uma impressão visual de presença muito marcante.
 
A robustez do modelo se mostra em números como maior altura do solo (216 mm) e ângulos de entrada (24º) e saída de obstáculos (28º) entre os melhores da categoria.
 
Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla, além de 650 kg de capacidade de carga.
 
Outro destaque é a tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez e que suporta cargas de até 400 kg. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
 
A arquitetura moderna da plataforma MPP da Nova Strada permitiu utilizar equipamentos sofisticados, como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e E-Locker – Controle de Tração Avançado (TC+).
 
Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.
 
O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.
 
A Nova Strada Opening Edition dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT e capota marítima, entre outros itens de série.
 
O modelo é equipado pelo motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.
 
Outro grande destaque é a nova central multimídia UConnect 7”. Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos sofisticados como Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless), e pode parear dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil, e é a mais intuitiva, funcional e amigável do mercado, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções:
 
·Navegação via Waze e Google Maps;
·Música (Streaming | MP3);
·Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice);
·Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo;
·Integração com calendário.
 
A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
 
A Nova Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima e santantonio.
 
Para aumentar o conforto a bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com conforto.
 
A cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes.
 
A segurança da Nova Strada é garantida pelo desenvolvimento do projeto mais moderno já realizado em torno de uma picape compacta no Brasil. Além dos diversos recursos eletrônicos de última geração, a Opening Edition conta com estrutura reforçada.
 
Além dos quatro airbags de série, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes. A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil.
 
Ainda assim, o modelo foi mais longe e toda a sua área frontal recebeu cuidados especiais de proteção ao pedestre. O indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.

 

Mais fotos
Clique na foto para ampliar