giovel@uol.com.br

ampliar

O SAV Premium de entrada da BMW ganha uma nova opção 100% elétrica. Trata-se do BMW iX1, que chega na versão eDrive20 X-Line. Ou seja, vem disputar vendas diretamente com o Volvo EC40, que custa R$ 342.950. Nesta opção, o iX1 traz um único motor elétrico no eixo dianteiro. Este é capaz de gerar 204 cv de potência e 25 mkgf de torque máximo imediato.

Fabricado na planta do BMW Group em Regensburg, na Alemanha, a nova versão do BMW iX1 chega com um design semelhante ao do X1 X-Line a combustão, incluindo acabamentos externos em prata acetinado. O iX1 se diferencia externamente apenas pela grade, completamente fechada, com visual inspirado no BMW iX e no 'i' na traseira, logo antes X1. Os faróis são full LEDs adaptativos, assim como as luzes da lanternas. As rodas são de 19 polegadas.

No interior, semelhança também com a versão a combustão. Destaque para o BMW Live Cockpit Plus, uma incrível tela curvada — composta por duas peças, de 10,25" (painel de instrumentos) e 10,7" (multimídia) —, com o atualizado Sistema Operacional 9, que exibe as informações de maneira mais moderna, atraente e intuitiva.

Mecânica

Diferentemente do BMW iX1 xDrive30 M Sport, o BMW iX1 eDrive20 X-Line é movido por um motor, montado no eixo dianteiro, com potência de 204 cv (150 kW) e um torque total de 250 Nm. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,6 segundos. Posicionada no assoalho, a bateria de alta tensão do BMW iX1 tem capacidade total de 64,7 kWh. Com isso, pode oferecer até 332 quilômetros de alcance, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. 

Em carregadores ultrarrápidos, de 100 kW, O BMW iX1 é recarregado em apenas 38 minutos, de 10 a 80%. Ou pode ser recarregado em 6h30 no Flex Charger configurado em 11kW. Para garantir a recarga em casa e em viagens, dois carregadores acompanham o carro: um Flex Charger portátil, que oferece potência de até 11 kW, e uma BMW Wallbox de até 22 kW. A recarga na BMW Wallbox configurada em 22kW é feita de 0 a 100% em 3h45m. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW e de outras marcas.

Conectado

No quesito conectividade, o novo BMW iX1 eDrive20 X-Line conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria e navegação com informação de trânsito em tempo real. Destaque para Digital Key plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. Contando com a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio no console para ligar o motor. A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple e Samsung. O cliente também pode compartilhar chaves de forma totalmente digital, por envio de mensagem.

Entre os equipamentos disponíveis sistema Parking Assistant (que auxilia o motorista a estacionar), ar-condicionado com controle digital automático, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro), Driving Assistant Plus (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções), teto solar panorâmico e carregador de smartphone sem fio.

Há ainda os serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

O modelo também é equipado com o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase "Olá BMW", ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.

O novo BMW iX1 eDrive20 X-Line já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em seis opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cape York Green e Space Silver) e três opções de revestimento interno (Preto/Preto, Mocha/Preto e Oyster/Preto). Todos os BMW iX1 chegam ao Brasil com o programa BMW Service Inclusive (BSI) gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. O BSI é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

 

Mais fotos
Clique na foto para ampliar